Cabeçote Experimental

Título do Projeto: Desenvolvimento de um cabeçote experimental para estudo de fluxo em motores bi-combustíveis com injeção direta na câmera de combustão

 

O desempenho e economia dos veículos automotores dependem das características do motor e de seus componentes. A parte superior do motor, que inclui o cabeçote e outros componentes intrinsecamente relacionados com as trocas de gases, influencia em aproximadamente 70% da eficiência do motor e, consequentemente, na eficiência energética do veículo. A eficiência energética reflete diretamente a sua viabilidade econômica e ecológica. Este projeto permitirá identificar a correlação entre os parâmetros de projeto e de operação de cabeçotes automotivos veiculares e os índices de desempenho e consumo dos veículos de maneira a melhorar a eficiência energética em novos motores, em especial os motores bi-combustível, com injeção direta na câmara de combustão. Esta pesquisa visa analisar a influência de grandezas como o turbilhonamento (swirl), capotamento (tumble), vazão do fluxo de ar, consumo e potência específicas, através da simulação numérica de cabeçote e de testes em bancada de fluxo e dinamômetro de bancada, o que permitirá um entendimento aprofundado das variáveis de projeto que impactam diretamente na eficiência energética dos motores e consequentemente dos novos veículos automotores.

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